Você, muito provavelmente, já deve ter visto na televisão ou em viagens para lugares frios aqueles lagos congelados em que a água está em sua forma líquida por baixo do gelo.
Quando uma substância está quente, seja um sólido, um gás ou um líquido, a energia interna (energia vibracional dos átomos) está mais elevada e exige que essas pequenas partículas tenham uma distância maior de separação. Na visão macroscópica, a substância se dilata, mantendo sua massa e ocupando um volume maior e, em consequência disso, tendo uma densidade menor.
A água possui um comportamento anômalo no quesito da dilatação térmica devido às propriedades elétricas da mesma. A substância atinge sua densidade máxima aos 4ºC e, por isso, o gelo boia quando é colocado na água líquida. Por esse mesmo motivo a camada congelada dos lagos fica em cima da parte líquida. A superfície do lago congela a 0ºC e funciona como isolante térmico, fazendo com que a água líquida tenha uma temperatura próxima a 4ºC e não congele, permitindo que os peixes continuam a viver tranquilamente.
Muito legal o site, parabéns. Divulgar e falar de ciência não é fácil, ainda mais no Brasil. Precisamos tentar mudar essa cultura de que só precisamos saber o que cai no vestibular e fazer com que nossos estudantes tenham curiosidade.
CurtirCurtido por 1 pessoa
Muito obrigado! E concordo com você. Ciência não serve apenas para passar na faculdade, e sim para o desenvolvimento da humanidade e pessoal.
CurtirCurtido por 1 pessoa